Pular para o conteúdo

Perdoar, Perdoar, Perdoar…

Compartilhe este conteúdo

Café da manhã – mensagem semanal

“... e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores…” Mateus 6: 12
“Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. Mateus 18: 22

Ouço sempre o falar de que errar é humano, e que perdoar é divino, e é verdade! Também é verdade que a Palavra de Deus nos constrange ao perdão, e isso é indubitável; no entanto, há que ser um perdão real. Será que estamos preparados para perdoar o nosso próximo da maneira que o nosso Senhor Jesus Cristo nos perdoa, e que nos ensinou? Será, também, que pedimos o sincero perdão tal qual as Escrituras Sagradas nos ensinam? Ouvi, e ainda ouço, muita gente falar de perdão, ouço pregações aos montões a respeito desta ordenança de Jesus, e, comovendo multidões, ilustres pregadores também fazem uso desse mesmo tema; entretanto, sempre me vem à mente a banalização dessa ordem e dessas pregações. Conheço inúmeros “perdoadores” que fingem que perdoam, ou seja, perdoam em parte. Tanto quanto eles, também sou assim, não me excluo dessa gama, não, não mesmo, de forma alguma; sabem por quê? Porque perdoar é ESQUECER COMPLETAMENTE, é apagar da memória, é jogar no mais profundo mar o erro do próximo, do amigo, do irmão. Perdoar é divino!!! Irmãos, conheço a Palavra de Deus, e sei que estou errado… sei que preciso perdoar com o perdão completo, e luto por isso, o Senhor o sabe! A Palavra de Deus, em Miqueias 7: 19, diz o seguinte: “Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Afinal, de que adianta dizer que perdoamos se, no erro seguinte daquele que foi “perdoado”, a primeira palavra que sai da nossa boca é para lembrá-lo de que tal fato já acontecera? Logo, concluo que esse agir é mais ou menos desse jeito: “Eu já lhe perdoei quando, no ano tal, no mês tal, no dia tal, à hora tal, você fez isso, isso e isso; mas eu já lhe perdoei… Você se lembra disso?”. Irmãos, isso é perdão? Qual nada! Então, queridos, que possamos perdoar o nosso próximo tal qual Deus nos perdoou em Cristo Jesus: de uma vez por todas, CABALMENTE, e que estejamos prontos para sequer lembrar de que o nosso próximo errou e, claro está, de que já o perdoamos nalgum dia. Deus nos abençoe, e nos dê uma semana de paz e perdão!

Ah… o Perdão!

Irmãos, é mister perdoar,
E quem o disse foi Jesus.
Perdoar e não mais se lembrar,
Tal como Ele fez lá, na cruz.

Pedir o perdão sincero
Como diz a Palavra de Deus,
É dessa forma que eu quero
Pelos muitos pecados meus.

E perdoar, querida gente,
Tem que ser em profusão;
Não só no falar, na mente,
Mas, de fato, no coração!

Jesus diz: “setenta vezes sete”
É o que devemos perdoar;
Perdoar não apenas sete,
E, nisso, Jesus é exemplar!

O perdoar é divino,
E eu sei que é difícil.
Perdoar como um menino
Talvez seja um bom início.

Não posso ao irmão perdoar
Se não for sinceramente,
Pois logo irei relembrar
Do erro dele, certamente.

Peço a Deus me auxiliar
Dando-me a sabedoria
Para ao meu irmão perdoar
Com muito amor e empatia!

Pb. Paulo Roberto Silva de Carvalho
07 de maio de 2023

Presbítero Paulo Roberto Silva de Carvalho
Igreja Presbiteriana Mananciais/Rio de Janeiro
24/03/2025
*Bendito seja o nosso Deus!*

149 comentários em “Perdoar, Perdoar, Perdoar…”

      1. WISLEI OLIVEIRA FRANCO

        É verdade, Paulo. Nosso perdão é bem circunstancial. E logo logo perdoar o outro trará a lembrança dos outros “perdões”.
        E se queremos mesmo parecer com Cristo, o erro perdoado precisa ser lançado nas profundezas da alma, e não nas profundezas da memória!!

      2. Glória a Deus!
        Ter a informação sobre perdão, não é saber perdoar.
        Que Deus nos abençoe a completar o processo de aprendizado (santificação)

    1. Realmente não é fácil…
      Tenhamos em mente o seguinte :
      Obedecer a Deus é prioridade em nossas vidas ?
      Vamos deixar de lado o ” EU ORGULHOSO ” que não nos leva a lugar nenhum , e ficar em paz com o SENHOR POR OBEDIÊNCIA!
      EU TENHO. ESTA EXPERIÊNCIA!

    2. Numa pregação, pastor Hernandes Dias Lopes disse que se ainda não esquecemos a ofensa, devemos agradecer porque não perdemos a memória. No entanto, diferença está em não lembrarmos mais do fato ocorrido sem raiva e ressentimento. Isso aconteceu exatamente comigo. Orava incessantemente para liberar perdão, quando um certo dia percebi que aquilo não me constrangia mais e passei orar com amor por aquela pessoa.

        1. Perdoar não é humano; é divino.
          Talvez por isso alguns “justifiquem” ser incapazes. Por outro lado, saber que perdoar é divino, nos ajuda a entender que é possível, exatamente por não depender somente de nós. Perdoar liberta quem perdoa, e libera o perdoado.
          Como alguém já disse:
          “Não perdoar é como tomar um copo de veneno, esperando que o outro morra”.
          Então, perdoar é um “difícil ato necessário”.

    3. O perdão é o exercício mais difícil p o cristão….mais não impossível de realizá-lo ….por isso devemos praticá-lo…

        1. Perdoar é esquecer, mas nós estamos iguais às cobradoras, sempre mandando o boleto.
          Que Deus continue a ter misericórdia de nós.
          Quero informar que repasso para a UPH-Bacaxá.

    4. Um assunto de imensa importancia para qualquer ser humano, especialmente para aqueles que seguem o Mestre Jesus que nos deixou o exemplo e como agir!

      1. Perdão é sem sombra de dúvidas um dos temas mais fortes da vida Cristã, devemos ter o coração quebrantado para seguir os preceitos de Jesus, perdoar e se perdoar não guardar marcas do perdão lançado….

          1. Que Deus lhe abençoe cada dia mais e mais em nome de Jesus
            Certa vez, vi uma frase onde dizia, que perdoar é lembrar sem ressentimento

    5. Amém, que essas verdades sejam lembradas todo o amanhecer. Deus nos abençoe e nos traga a sabedoria e maturidade para sermos humildes no perdão.

    6. André Carvalho Santos Oliveira

      Bom dia
      Fico feliz quando leio texto como esse, que traz a essência, do verdadeiro evangelho de Cristo Jesus, que nos ensina que o perdão e primordial em nossa vida.
      Que Deus nos abençoe e nos Guarde em sua Paz!!!

    7. ” PERDOAR É DIVINO”, não somos capazes da perfeição no que se trata perdoar assim como Cristo fez, mas podemos nos inclinar para as coisas do Espírito e assim experimentar, qual boa e perfeita é a vontade de Deus ao praticarmos esse ato!

      Deus seja Louvado!

    8. Realmente meu irmão. Temos que praticar diariamente, pois é um ordenamento do Senhor. Quando não perdoamos alguém que nos tenha magoado, primeiramente estaremos em pecado , como também estaremos alimentando um sentimento de angústia e ressentimento. O que agradará ao Senhor.

    9. Muito importante esta abordagem sobre o perdão.
      Um assunto muito difícil para nós, pois desejamos ser sinceros, mas o nosso coração é enganoso, necessitamos da ação poderosa do Espírito Santo de Deus em nossas vidas, ensinando-nos a perdoar sempre…

    10. Linda passagem.
      Verdade perdoar é um dom do amor .onde na alma é gerado é maravilhoso ser livre saber que dentro não tem prisões amarguras e que de verdade ela liberta a vida.de quem a realmente esta disposto a perdoar

    11. Um tema muito propício e muito difícil mesmo. Tenho também feito esta reflexão e aí procuro sempre me lembrar o quanto Cristo me perdoa? Puxa, inúmeras vezes… e eu agradeço a Ele por sua misericórdia. Todos nós merecíamos a morte e Ele nos deu a vida. Como vamos poder orar o Pai Nosso se não perdoarnos nossos irmãos? Nós vamos morar juntos no céu por toda a eternidade. Precisamos perdoar seguindo a vontade de Deus. Que Ele nos ajude! Obrigada pelo tema para nossas reflexão

    12. Perdoar é muito importante para quem recebe como para quem dá o perdão, quando isso acontece temos paz no coração.
      Que Deus o abençoe irmão.
      Semana abençoada!

    13. Para mim, foi libertador entender que perdão não é um sentimento, e sim, uma atitude. Nossa carne jamais sentirá desejo de perdoar quem nos ofendeu. Por isso, preciso decidir que vou perdoar a ofensa pq Deus assim ordenou.

    14. O perdão realmente é algo divino. Que Deus nos ensine a amar como ele nos amou até o fim, dando a vida por cada um de nós. Só assim aprenderemos a perdoar de todo coração.

    15. Compartilhei com amigos que não sabem perdoar elas precisam de uma mensagem como essa que fala em seus corações como Deus é maravilhoso em nossas vidas é perdoando que é perdoado Amém DEUS seja louvado.

    16. Perdoar é um dos maiores desafios. É uma obrigação do cristão. É uma condição para sermos perdoados por Deus. Que Deus nos dê condições de sermos hábeis em perdoar no real significado da Palavra, que é esquecer da falta.

    17. THAIS BARBOSA DA CAMARA CAVALCANTI

      Sempre honesto com as palavras, sempre profundo com o pensamento ,.sempre amável. Exortar com ❤️ amor.

    18. Perdoar, eventualmente é uma atitude de fé. Nem sempre o impulso que nos leva a perdoar é uma enxurrada de sentimentos positivos que nos move, mas um ato de coragem, obediência e fé.
      Palavra muito abençoadora meu irmão Paulo!!

    19. Amado, admirado, saudoso e abençoado Irmão Sulacapeano PAULINHO, ótima tarde para todos nós … Dirijo-me agora ao digníssimo e estudioso Presbítero PAULO: “Qdo ainda menino, no auge da minha inesquecível e bendita Infância, na nossa querida e eterna Sulacap, eu aprendi durante as Aulas da Catequese, na Igreja da Aeronáutica, que “JESUS perdoava os Pecadores, mas não os Pecados, desde que nos arrependessemos verdadeiramente e não mais pecassemos”… Entretanto, diante da sua “Pregação”, vejo-me bastante envergonhado em constatar que tenho me iludido com este conceito apreendido, espero que não por má fé, pois me vejo frequentemente me lembrando dos acontecimentos do passado que me fazem entristecer… Outro ensinamento que internalizei foi: “não basta eu me esforçar para não voltar a errar e sim me EMPENHAR com todas as minhas limitações humanas para não mais pecar”… Confesso-lhe, meu querido Amigo que tenho grande dificuldade em tal empreendimento… Saudações Fraternas e de Gratidão !!!

    20. Perdoar verdadeiramente, é um grande passo, para a vida cristã, pois o ato de perdoar, cura feridas do coração. Palavra abençoada de nosso irmão!

    21. Antes de ler seu texto até achava que estava bem em perdoar, mas vi que estou longe, pois é desse jeito, volta em meia me volta a memória toda mal que já sofri.
      Deus, na sua graça, nos ajude a aprender a perdoar

    22. Davi Emanuel Guimaraes dos Santos

      Perdoar de verdade é esquecer, não usar o erro do outro contra ele. Deus nos perdoa assim, por completo. Que possamos fazer o mesmo, com um coração leve e disposto a recomeçar.

      Amém querido, belas palavras ❤️
      Que Deus continue te usando pra glória d’Ele.

    23. Que a graça de Jesus Cristo e o agir do Espirito Santo nos conduza a este estilo de vida: perdão e graça! Jesus te abençoe, Pb Paulo Roberto.

    24. Sidney Rodrigues Simões

      Tem dois eventos que pesam qdo eu ainda não perdoei alguém. Um é a oração do Pai nosso e o outro é a Santa Ceia. Principalmente a ceia, pois qdo nos examinamos, se não pedirmos perdão pelos nossos pecados, a palavra nos revelam que recaem juízos da cruz sobre nós.
      Abraço meu caro e que Deus tenha misericórdia de nós.

    25. Perdoar é algo que se aprende. E olhar pra Jesus é a nossa fonte de inspiração. De verdade, perdoar é exigente em todos os sentidos. Obrigado por compartilhar com tanta sinceridade e profundidade. Estamos todos na mesma luta!

    26. Somente em Cristo podemos exercer e receber perdão
      Que o Espírito Santo nos capacite a perdoar e conceder perdão
      Deus abençoe irmão
      Texto abençoado e confrontador

      1. Que Deus nos constranja mais e mais com seu amor e nos ajude a perdoar; que Ele arranque de nós todo o orgulho e a justiça própria.

    27. Excelente reflexão!!!
      Realmente, perdoar como Cristo não é uma tarefa fácil, mas temos que nos esforçar e sempre voltar aos ensinamentos bíblicos para que alcancemos coração sábio e verdadeiramente perdoador.
      Deus continue abençoando meu amigo e irmão Presb. Paulo!

    28. É certo que devemos nos esforçar para praticar o perdão, porém não é tarefa fácil, como pecador já tive dos dois lados.
      Deus esperar de nós a disposição de dar-mos o primeiro passo em direção da reconciliação, todavia nem sempre isso acontecer do dia pra noite.
      Santifica-nos Senhor e ajuda-nos a perdoar com o teu perdão.

    29. Que o amor de Cristo nos constranja a perdoar como somos por Ele perdoados todos os dias; somos agraciados com a renovação das suas misericórdias a cada novo dia.
      Que Deus nos ajude a sufocar o nosso ego e deixar pra trás todo o sentimento de orgulho e Justiça própria.

    30. Logo após o Amém da oração do Pai Nosso, Jesus diz “Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofenças de vocês.”
      Que Deus tenha misericórdia de nós!

    31. Sheila Carvalho Correia

      Não é fácil perdoar…. Mas só nos achegamos a Cristo com o coração puro!
      Sabemos dessas coisas, mas por vezes, a vida é tão dura, que nos esquecemos desses ensinamentos!
      Obrigada por fazer lembrar!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *