Pular para o conteúdo

ENFIM, A ESPERANÇA!

Compartilhe este conteúdo

☕ Café da manhã – mensagem semanal

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”   Romanos 5: 3-5

Irmãos, nós somos justificados através da fé, crendo que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar, e, dessa forma, firmados nisso, gloriamo-nos na esperança da glória de Deus, e isso é por demais lindo e verdadeiro. O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, diz-nos também que devemos nos gloriar nas nossas tribulações, as quais Jesus Cristo se referiu ao dizer, em João 16: 33, o seguinte: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”, e o apóstolo Paulo nos dá a devida explicação ao afirmar que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a perseverança, de acordo com o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, é a qualidade de quem não desiste jamais, é a característica de quem insiste e não desiste de uma coisa específica. Neste caso específico, é a busca da glória de Deus! Assim, de tanto perseverar, nós adquirimos a tão desejada experiência, que é o conhecimento ou aprendizado obtido através da prática ou da vivência. Para nós, cristãos, a experiência é a caminhada de uma vida de crescimento espiritual (santificação), e é essa experiência que nos faz esperançosos; esperançosos, sim, porque tomamos a consciência plena de que o amor de Deus é derramado em nosso coração por meio do Espírito Santo de Deus, o qual Jesus Cristo mesmo nos enviou. E o Espírito Santo de Deus, que habita em nossos corações, e que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, fará de nós servos fiéis, dignos e aptos a ensinar e pregar a Palavra de salvação. Aleluia! Queridos, vivamos tão somente para glorificar a Deus e alegrarmo-nos nele para sempre! Sim, este é o fim principal do homem: glorificar a Deus, e deleitar-se nele para sempre! Deus, assim, nos abençoe! Tenhamos uma excelente semana!

ENFIM, A ESPERANÇA!

A tribulação, minha gente,
Atinge a qualquer pessoa;
Comigo não é diferente,
Sei que não acontece à toa,

Sempre há um objetivo,
E o sabe bem meu Senhor;
Ela não me traz cativo,
E não me suscita temor.

Jó, o íntegro servo de Deus,
Passou por grande amargura;
Depois de tudo o que perdeu,
Deus lhe repôs a fartura.

O apóstolo Paulo se viu
Sofrendo aflições na vida,
Mas sei que ele não sucumbiu
Foi bênção de Deus na sua lida.

Se a tribulação vem, paciência!
Preciso ter perseverança,
Que me dará a experiência
De uma real esperança,

Esperança por entender
Que tudo, tudo vai passar;
A esperança de receber
O lar que Cristo me há de dar.

Pb. Paulo Roberto Silva de Carvalho
03 de maio de 2025

 

Pb. Paulo Roberto Silva de Carvalho
Igreja Presbiteriana Mananciais/Rio de Janeiro
05/05/2025
*Bendito seja o nosso Deus!*

49 comentários em “ENFIM, A ESPERANÇA!”

    1. THAIS BARBOSA DA CAMARA CAVALCANTI

      E eu passando por problemas no trabalho e li essa bela reflexão com respaldo da bíblia. Me encheu de esperança…

  1. Bom dia

    Que tenhamos bom ânimo e perseveremos na fé em Jesus Cristo Nosso Senhor, guarda nossos corações, ilumina nossa vida e torna nos cada vez mais semelhantes a Ti…

    1. Sidney Rodrigues Simões

      Bem, sabemos que podemos passar por circunstâncias difíceis/tribulações mas contudo, temos motivos suficientes para nos alegramos, pelo fato de sabermos que o nosso nome está arrolado no céu.

  2. Sandra Mara de Miranda da Silva

    Mesmo nas tribulações, temos que continuar crendo em Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Glória a Deus!
    Um abraço.

    1. Boa tarde, meu irmão amo esse texto. Que bom ouvir você compartilhando de sua dor e fé. Que coisa linda a experiência que gera esperança. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *